top of page
Buscar
  • Foto do escritorClínica de Olhos Teixeira Pinto

Tabagismo e as Doenças Oculares


São várias as doenças relacionadas entre os olhos e o tabagismo

Os fumantes têm maior chance de desenvolver catarata e DMRI.

Fumar aumenta o risco de uveítes, uma inflamação da camada vascular do olho que pode levar a sérias complicações, como o descolamento de retina e o glaucoma.

Em fumantes, o risco de diabetes é aumentado, bem como de suas complicações. A lesão dos vasos da retina pode ser agravada pelas substâncias tóxicas do cigarro, resultando na retinopatia diabética.

A fumaça do cigarro causa irritação nos olhos e agrava os sintomas do olho seco: irritação, vermelhidão e sensação de corpo estranho, coceira e lacrimejamento.

O certo é que o tabagismo acelera e agrava as alterações oculares..

Durante a gestação, a mulher fumante transmite toxinas ao feto. Isso aumenta as chances de parto prematuro, estrabismo e malformações congênitas, incluindo alterações no desenvolvimento do nervo óptico.

Os bebês prematuros têm mais riscos de serem acometidos pela retinopatia da prematuridade que é uma doença grave que pode levar à cegueira.

Entretanto parar de fumar em qualquer idade traz benefícios para a saúde! Os efeitos do cigarro no organismo diminuem progressivamente até até que o risco de doenças fique tão baixo quanto os dos não fumantes, o que leva em média 5 anos.


Visite seu Oftalmologista regularmente. O melhor tratamento é a prevenção. A Clínica de Olhos Teixeira Pinto conta com renomado corpo clínico apto a auxiliá-lo no tratamento e acompanhamento das mais variadas doenças oculares. Estamos a disposição para ajudá-lo se necessário. “Seus olhos não estão em quarentena, não perca seu médico de vista”

87 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page