O diabetes é uma doença lenta, silenciosa e progressiva, que se não for controlada, pode oferecer grandes riscos aos portadores. Quando os índices de glicemia estão elevados, os órgãos alvos sofrem e o olho é um deles. As pessoas que têm diabetes apresentam um risco 25 vezes maior de perder a visão do que as demais.
Os cuidados do paciente diabético relacionados à visão devem ser redobrados, pois a taxa de açúcar no sangue em nível elevado pode provocar lesões nos vasos da retina, ocasionando a retinopatia diabética: uma doença complexa, capaz de levar à cegueira irreversível. A retinopatia diabética não é brincadeira, estudos da OMS (Organização Mundial de Saúde) relatam que a essa doença atinge mais de 75% das pessoas que têm diabetes há mais de 20 anos.
Entenda melhor a retinopatia diabética
A hiperglicemia afeta a parede dos vasos e a microcirculação é a primeira a sentir, ou seja, os vasos da retina, dos rins e a circulação periférica são os primeiros a serem atingidos. As alterações capilares dificultam a circulação, fazendo com que esses vasos fiquem sensíveis e doentes. Essa situação provoca a formação de microaneurismas, neovascularizações e sangramentos. Em casos mais graves, a cegueira é irreversível.
Causa
O único fator desencadeante é o diabetes mellitus, ou seja, a hiperglicemia que impede o corpo humano de fazer uso adequado de alimentos, especialmente de açúcares. O problema específico pode ser considerado como uma quantidade deficiente do hormônio insulina nos diabéticos.
Como posso evitar a cegueira?
A medicina atual faz com que os diabéticos tenham acesso às áreas médicas com infraestruturas capazes de evitar as complicações comuns do século passado, como a cegueira, hemodiálise e amputações. Porém, lembre-se que a principal forma de evitar a cegueira é o controle rigoroso do diabetes com uma simples dieta ou com o uso de pílulas hipoglicemiantes e insulina. Também, pode ser uma combinação desses tratamentos, prescritos pelo médico endocrinologista ou, até mesmo, o clínico geral/geriatra.
Se você já tem retinopatia diabética, fique tranquilo! Atualmente, existem tratamentos eficientes para você ter uma boa qualidade de vida sem ter perda visual importante. A medicina moderna oferece o tratamento com laser, chamado de fotocoagulação, que previne hemorragias, descolamentos de retina e perda visual permanente. Além disso, oferece também as injeções de anti-VEGF e corticoides para tratar a maculopatia diabética.
O ideal é que esse tratamento seja administrado o quanto antes (caso vocês precisem) para possibilitar os melhores resultados. Por isso, é extremamente importante a consulta periódica ao oftalmologista, pelo menos uma vez ao ano.
Visite seu Oftalmologista regularmente. O melhor tratamento é a prevenção. A Clínica de Olhos Teixeira Pinto conta com renomado corpo clínico apto a auxiliá-lo no tratamento e acompanhamento das mais variadas doenças oculares. Estamos a disposição para ajudá-lo se necessário. “Seus olhos não estão em quarentena, não perca seu médico de vista”
Kommentare